Notícias

Setembro Amarelo: Servidores estaduais participam de palestra com o tema Saúde Mental em Tempos de Pandemia

21/09/2020 - Rafael Miranda/Governo do Tocantins

Em referência ao Setembro Amarelo, mês da campanha nacional de prevenção ao sucídio, o Governo do Estado do Tocantins, por meio da Casa Civil, promoveu uma palestra virtual com tema Saúde Mental em Tempos de Pandemia, ministrada na última sexta-feira, 18, pelo psiquiatra Railson Alves de Freitas.

A campanha foi criada em 2014 pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM). Desde então, é responsável por promover anualmente ações visando à redução de casos em todo o Brasil. Ao todo, são registrados anualmente cerca de 12 mil suicídios no país e mais de um milhão em todo o mundo.

O secretário-chefe da Casa Civil, Rolf Costa Vidal, ressaltou a importância da palestra para os servidores do Estado. “A iniciativa dos servidores para a realização deste evento em alusão ao Setembro Amarelo é fundamental para manter a saúde mental, inclusive em uma época tão difícil como esta em que vivemos pela pandemia do novo Coronavírus. Estamos colocando a Casa Civil à disposição dos servidores para o diálogo e mais iniciativas como esta”, destacou o secretário.

A superintendente para Assuntos Legislativo, Flávia dos Passos Rodrigues, agradeceu pela participação dos servidores e também do Governo do Estado, que, segundo ela, “proporcionou a oportunidade de realizar o evento para trazer informações e cuidados sobre este tema delicado para a sociedade”.

Sinais de Alerta e Tratamento

A palestra Saúde Mental em Tempos de Pandemia foi apresentada pelo psiquiatra Railson Alves de Freitas, que tratou sobre assuntos como depressão, ansiedade, medo, insônia e outros transtornos mentais durante a pandemia.  

“Neste período, as pessoas devem buscar práticas para elevar a saúde mental, como por exemplo: criar rotinas, fazer exercícios, exercer a solidariedade, fazer meditação, além de manter vínculos afetivos com familiares e amigos e reduzir ou melhorar o acesso nas redes sociais”, pontuou o médico psiquiatra.

Railson Alves destacou ainda sobre a prevenção ao suicídio, alertando as pessoas que possuem pensamentos suicidas, para procurar ajuda por meio de amigos, familiares e profissionais capacitados para lidar com a situação.

Para outras informações, atendimentos e orientações sobre prevenção ao suicídio, o médico Railson Alves disponibilizou seu contato de e-mail, conforme indicado abaixo:
railsonfreitaspsiquiatria@gmail.com.

Outros serviços de atendimentos de suporte virtuais também podem ser acessados pelos links indicados.

Suporte Profissional On-line

Atendimentos Psicológicos on-line Palmas: https://forms.gle/T5eMkRkuFrJVZoT69; atendimentos on-line: Revira Saúde e https://sites.google.com/site/revirasaudecoletiva/mapa-de-teleconsultoresas.

 

Edição: Thâmara Cruvinel

Revisão Textual: Marynne Juliate